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ZimbabweO sucesso do empreendedorismo feminino
Texto e Fotos: Flora Pereira da Silva
Arte: Natan Aquino

 

Entre o centro de prédios modernos e os subúrbios de ruas arborizadas da capital do Zimbabwe corre um fluxo enorme de energia. Em Harare, não faltam feiras, mercados, eventos, exposições, galerias. A cidade pulsa forte e se apaixonar pelo ritmo cultural não é difícil. Iniciativas sociais também parecem surgir de todos os lados. A Zimbabwe Market Fair realizada duas vezes por ano traduz parte da aura da cidade, misturando um pouco de diferentes movimentos.

 
Cultura, sustentabilidade, trabalho social e empoderamento de mulheres e jovens estão espalhadas pelas 50 estandes do evento, que atrai turistas e locais em busca de produtos verdes. As artesãs são todas provenientes de áreas rurais e para manter uma linha ecológica seus artigos são confeccionados com matéria-prima típica de suas respectivas regiões. O evento é organizado em conjunto por mais de dez comissões entre elas a Kunzwana Women’s Association, Zimbabwe Women’s Bureau e a UN Women.
A maioria das associações envolvidas trabalha com programas de treinamento de mulheres desempregadas da área rural, as capacitando em artesanato, moda, bijuterias e pensamentos sustentáveis. Também parte essencial do processo de formação é a construção da autoconfiança e por isso higiene pessoal e beleza também estão inclusas no treinamento, explica Amy Waide, a responsável geral do evento e presidente da Kunzwana Women’s Association.

 
O evento é uma excelente forma de gerar renda e vendas para as artistas envolvidas, levando as suas mercadorias para um mercado alternativo e mais consumidor. Para Amy, é também um momento de celebração, que comemora a transformação vivida pelas mulheres: “Trabalhamos para formar mulheres contemporâneas. Claro que existe a importância de manter as tradições, transformação não significa deixá-las para trás. Mas é preciso a certeza de que nenhuma parte da tradição impeça uma mulher de progredir”.

 
As 13 organizações inicialmente só trabalhavam com mulheres, mas naturalmente a juventude passou a ser incluída nos processos de formação. Amy conta que para as participantes não fazia sentido receber o treinamento, se sua filha ou filho de 25 anos estava estagnado em casa. “A junção dos dois públicos acabou por criar um resultado extremamente positivo, fazendo com que a família fosse ainda mais bem-sucedida. Além da ampliação e diversificação da mão de obra, nasce também uma parceria”, comenta a organizadora.
São 120 mulheres participando da feira e a parceira apenas mencionada não é difícil de encontrar. Mães e filhas, tias e sobrinhos, irmãs e irmãos estão vendendo bolsas de alta-costura, óleos de marula, acessórios fashions para penteados, produtos de beleza natural e outras infinidades de artigos de artesanato. A Zimbabwe Market Fair, que acontece nas principais cidades do país, já está na sua sexta edição em Harare – e o sucesso continua.

 
Conheça mais sobre o trabalho da Kunzwana Women’s Association:

http://www.kunzwana.co.zw/

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